Explore o Lado Sombrio desta História: Passeio em Ligação com as Prisões Políticas
Descubra as histórias mais trágicas e desconhecidas de resistência e opressão durante o regime militar brasileiro em um Passeio pelas Prisões Políticas. Visite os locais onde jovens lutaram, sofreram e resistiram a um sistema opressor.
Passeio pelas Prisões Políticas
Parâmetro | Descrição |
---|---|
Objetivo | Trabalhar conexões entre o passado e o presente para que os alunos possam refletir sobre as conseqüências sociais e políticas da repressão de forma lúdica e interativa. |
Habilidades | Investigação, julgamento, argumentação, cooperação e comunicação. |
Local e Faixa Etária | Educação Básica, de forma interdisciplinar, a partir dos anos finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Ensino Técnico. Faixa etária entre 14 e 19 anos. |
Materiais Necessários | Computador com acesso à internet, apresentação em PowerPoint, material impresso, como cartaz, figurinhas personalizadas, objetos cenográficos, etc. |
Lição Pretendida | Todos somos responsáveis pelas políticas públicas e que cada um tem o direito de pensar e de expressar sua individualidade. |
Benefícios | Desenvolvimento de habilidades sociais, como escuta, leitura, argumentação, cooperação e comunicação. Estimula a reflexão e a tomada de consciência sobre as conseqüências sociais e políticas da repressão. |
Descubra os Segredos do Passeio pelas Prisões Políticas
No Passeio pelas Prisões Políticas, o educador tem o objetivo de trabalhar conexões existentes entre o passado e o presente, capacitando os participantes a compreenderem as conseqüências sociais e políticas da repressão. Aqui, o ideal é que o professor incentive o debate e a discussão, para que os alunos possam refletir sobre a temática de forma lúdica e interativa.
O público-alvo desta dinâmica são os estudantes da Educação Básica, de forma interdisciplinar, a partir dos anos finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Ensino Técnico. A faixa etária varia entre 14 e 19 anos. O tempo de duração da dinâmica é de, no máximo, 2 horas, pois, se o tempo for muito longo, pode comprometer o desenvolvimento da aprendizagem.
No Passeio pelas Prisões Políticas, o professor deverá sugerir um trabalho em grupo, com o objetivo de desenvolver habilidades, tais como: investigação, julgamento, argumentação, cooperação e comunicação. Nessa dinâmica, pretende-se deixar patente que todos somos responsáveis pelas políticas públicas, bem como que cada um tem o direito de pensar e de expressar sua individualidade.
Objetivo da Dinâmica Passeio pelas Prisões Políticas
O objetivo desta dinâmica é trabalhar conexões entre o passado e o presente para que os alunos possam refletir sobre as conseqüências sociais e políticas da repressão de forma lúdica e interativa.
Habilidades da Dinâmica
Ao longo da dinâmica, pretende-se desenvolver habilidades nas crianças, tais como investigação, julgamento, argumentação, cooperação e comunicação.
Local e Faixa Etária para Dinâmica
A dinâmica será realizada em sala de aula, para alunos da Educação Básica, de forma interdisciplinar, a partir dos anos finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Ensino Técnico. A faixa etária varia entre 14 e 19 anos.
Materiais Necessários para a Dinâmica
Para a dinâmica Passeio pelas Prisões Políticas alguns materiais são necessários.
- Computador com acesso à internet
- Apresentação em PowerPoint
- MATERIAL IMPRESSO: cartaz, figurinhas personalizadas, objetos cenográficos, etc.
Passo a Passo da Dinâmica Passeio pelas Prisões Políticas
- O professor deverá contar a história do jogo para os alunos, mostrando a importância das regras.
- Os alunos serão separados em grupos de quatro ou cinco.
- Cada grupo deverá selecionar um líder.
- O professor fará uma breve apresentação sobre a temática a ser abordada.
- Os alunos serão divididos para realizar as atividades.
- Cada grupo terá que realizar uma tarefa específica.
- Todos os grupos se reunirão para discutir suas tarefas.
- O professor fará um questionário com perguntas sobre o tema tratado.
- Os alunos terão que responder às perguntas.
- Por último, o professor fará uma reflexão sobre o tema.
Lição Pretendida
A lição pretendida com a dinâmica é que todos somos responsáveis pelas políticas públicas e que cada um tem o direito de pensar e de expressar sua individualidade.
Dicas para Melhorar a Dinâmica
- Se possível, traga objetos cenográficos para estimular a imaginação e a criatividade dos alunos;
- Faça exercícios para estimular a escuta, a leitura e a conversação entre os alunos;
- Incentive a prática de problemas em grupo, para que os alunos possam desenvolver o trabalho em equipe;
- Forneça aos alunos tópicos e temas para discussão, para que eles possam elaborar argumentações.
Exemplos de Frases e Orientações
- O que vocês acham de lermos juntos este texto?
- O que vocês acham que aconteceria, se essa história tivesse acontecido aqui?
- A que conseqüências esta história leva?
- Vamos fazer um debate sobre este assunto?
- Vamos pensar juntos sobre as possíveis soluções para o problema?
- Vamos montar um cenário para discutir a questão?
Benefícios da Dinâmica
A dinâmica Passeio pelas Prisões Políticas é benéfica para os alunos pois proporciona a eles o desenvolvimento de habilidades sociais, como escuta, leitura, argumentação, cooperação e comunicação. Além disso, a dinâmica também estimula a reflexão e a tomada de consciência sobre as conseqüências sociais e políticas da repressão.
Notas de Rodapé
Esta dinâmica foi inspirada no livro Passeio pelas Prisões Políticas.
FAQ sobre a Dinâmica Passeio pelas Prisões Políticas
Qual o objetivo da Dinâmica Passeio pelas Prisões Políticas?
O objetivo desta dinâmica é trabalhar conexões entre o passado e o presente para que os alunos possam refletir sobre as conseqüências sociais e políticas da repressão de forma lúdica e interativa.
Qual o público-alvo desta dinâmica?
O público-alvo desta dinâmica são os estudantes da Educação Básica, de forma interdisciplinar, a partir dos anos finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Ensino Técnico. A faixa etária varia entre 14 e 19 anos.
Quais os materiais necessários para realizar esta dinâmica?
Para a dinâmica Passeio pelas Prisões Políticas alguns materiais são necessários. São eles: computador com acesso à internet, apresentação em PowerPoint e material impresso, como cartaz, figurinhas personalizadas, objetos cenográficos, etc.
O que se pretende com esta dinâmica?
A lição pretendida com a dinâmica é que todos somos responsáveis pelas políticas públicas e que cada um tem o direito de pensar e de expressar sua individualidade.
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